quarta-feira, 23 de março de 2016

A teoria hipodérmica (inoculação)

A teoria hipodérmica (inoculação)

Nós, professores do Curso de Comunicação voltado para o jornalismo, nos primeiros semestres mostramos para os nossos alunos alguns princípios básicos para o bom jornalismo. Dois deles são a imparcialidade (ouvir todos os lados) e objetividade. Esses princípios são incompatíveis com a Teoria Hipodérmica. Teoria que surgiu na Alemanha idealizada por Joseph Goebbels, comunicador oficial do Partido Nacional Socialista (Nazista) de Adolf Hitler.
 Infelizmente a realidade que os nossos alunos vão encontrar no mercado midiático é totalmente o oposto que é mostrado na faculdade. Vão ser dominados pela mídia monopolizada, voltada para a notícia antiética e destruidora dos princípios da isenção e da verdade. A necessidade de sobrevivência vai escravizá-los obrigá-los a ser “boneco de ventríloquo” das grandes redes de comunicação. Serão obrigados a seguir os “onze princípios de Goebbesl”, mesmo que para isto tenha que destruir pessoas, famílias e o mundo.

Os 11 princípios do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels
Qualquer semelhança com as práticas da mídia golpista brasileira é mera coincidência...
Conhece Joseph Goebbels, o violento ministro de propaganda de Hitler? Estes são os 11 princípios que levaram o povo alemão a tentar exterminar à humanidade:
 1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.
 Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.
2.-Princípio do contágio
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem.  Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
 3.-Princípio da Transposição
 Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4.-Princípio da Exageração e desfiguração
 Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
 5.-Princípio da Vulgarização
 Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
 6.-Princípio da Orquestração
 Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.
 7.-Princípio da Renovação
Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
 
8.-Princípio do Verossímil
 Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
 9.-Princípio do Silêncio.
 Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
 10.-Princípio da Transferência
 Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes
 11.-Princípio de Unanimidade
 Busca convergência em assuntos de interesse geral  apoderando-se do sentimento  produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.
 Qualquer semelhança com as práticas do PIG é pura coincidência....



 
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